04/08/2014

O caso BES e Passos: falar claro sobre irresponsabilidade e conivência

Uma excelente entrevista de Pedro Adão e Silva, sociólogo e ex-dirigente do PS (afastado há uns anos da militância partidária).

Não coincidindo a 100% com o que eu penso, tem a virtude de dizer preto no branco o que os partidos e outros agentes não disseram logo (fazem-no dias depois): a desresponsabilização por parte do chefe do executivo sobre um assunto tão crítico para o País, ao ponto de pôr em causa a pretensa recuperação económica.

É nesta altura que o 'homem do leme' vai a banhos tranquilamente para o Algarve e delega no Banco de Portugal a resolução desta grave crise nacional, não dando a cara.

A política em Portugal transformou-se num jogo mediático de marketing político, pelo que é absurdo dizer, como dizia o dirigente dum partido "operário" que "os jornalistas são apenas os mensageiros".  Não são. Eles são peças essenciais da política-manipulação de hoje, em que os media são a máquina trituradora para lavar o cérebro das "massas".

Aliás, logo a seguir o  líder "operário" referido apresentou-se engravatado e cheio de sorrisos ufanos numa entrevista a um canal principal, como se fosse natural um dirigente "marxista" aparecer em prime time numa TV "burguesa", ainda por cima numa fase em que o País era ocupado economicamente pela troika.  Algo não bate certo nisto tudo.

É só mais uma demonstração de dogmatismo - um dos principais fatores que impedem a oposição de derrubar este executivo - o qual tem como contraponto a debilidade pusilânime de toda a ação oposicionista.



Mas entretanto, o barco da governação, esse, vai claramente à deriva. Só o facto do comando estar fora do País, em Bruxelas ou Berlim, permite iludi-lo.


CLIQUE PARA OUVIR A ENTREVISTA DE ADÃO E SILVA:


Sem comentários:

Enviar um comentário