18/02/2015

A PROPAGANDA ILUSIONISTA DOS MERCADOS. UMA ILUSTRAÇÃO: O CASO PT

Há alguns temas recorrentes na propaganda dos plantões ao serviço da nova ordem capitalista que cada vez mais se impõe subrepticiamente no mundo.


--> Esta publicação do grupo americano-brasileiro Globo ajuda a fabricar uma imagem idílica de "grande empresário" do player  que comprou a PT (ver link no final)







FANTASIAS VENDIDAS A PATACO

Uma das ideias que esses charlatões 'vendem' é que os países estão em crise porque não têm empresários competentes e empreendedores, e são demasiado corruptos. Ou ainda que a culpa é da população, preguiçosa e ignorante...

Para os propagandistas da "nova ordem", o sistema capitalista que designam por "o mercado" está cheio de gente séria.  Desde que se tenha iniciativa consegue-se enriquecer rapidamente. E qualquer país pode superar a crise, é só deixar 'o mercado' funcionar sem entraves sindicais, sem lutas, sem direitos.

TOMEMOS UM EXEMPLO RECENTE - A PT

Será que o maior grupo tecnológico português foi vendido - de forma caótica e por um preço 2 ou 3 vezes inferior ao seu valor real - apenas porque os seus gestores foram medíocres ou corruptos? 

E o comprador, esse sim,  é um empreendedor talentoso que subiu a pulso - como de forma grosseiramente demagógica é pintado pelos media mundiais?

Tudo mentiras!
A PT - apesar das culpas dos seus gestores, que no entanto são de nível mundial - terá sido prejudicada por interesses alheios à empresa. Nada de mais, afinal acontece no mundo todo. Estes gestores só tiveram algum 'azar'... cheira-me que o maior deles foi não servirem (ontem, hoje já não digo nada...) a Goldman Sachs ou a Carlyle.

O VERDADEIRO VALOR DA PT

A verdade é que a  PT era - e é - uma ótima empresa, como se vê nos números públicos.
Tomando 2013, ano mais típico que 2014, quando surgiu a confusão Rioforte/BES e o efeito Oi ganhou força.
As receitas operacionais da PT ascenderam a 2.911 milhões de euros, e o lucro antes de impostos, a 1.162 milhões euros.
Os seus ativos eram então superiores a 12.000 milhões de euros
Isto, sem as contas da Oi, porque com estas os números atrás multiplicam-se várias vezes.

Certo que em 2014 houve o prejuízo dos 897 milhões da Rio Forte/GES. 
O que, sendo relevante, jamais afetaria o valor duma empresa que tem um ativo e vendas ou lucros como os da PT. Este golpe foi apenas um pretexto para uma campanha desvalorizadora da imagem da PT e para a administração da Oi vender a PT.
  
Veja-se que a PT vendera poucos anos antes os seus 50% da Vivo, e só isso rendeu-lhe 7,5 mil milhões de euros. Com menos de metade desse dinheiro, comprou então 23% da Oi dentro dum projecto conjunto PT-Oi que resultaria na construção dum grande grupo de língua portuguesa. Hoje vemos que afinal havia pessoas ou forças internas e externas que não estavam interessadas: à primeira oportunidade enterraram o projecto.

Agora a PT é vendida por 7,4 mil milhões € à Altice, do judeu francês Patrick Drahi.

Como é possível? E como por esse preço, numa empresa que além de dominante em Portugal, detém 23% da Oi e detém as principais Telecoms de Angola, Cabo Verde, Moçambique, Timor e outros países?

AS VERDADEIRAS RAZÕES DO NEGÓCIO PT

Tudo aponta que as razões da ruinosa venda da PT só podem ser encontradas em jogadas da alta finança mundial e em poderes político-económicos secretos que manipulam a seu belprazer - imaginamos por que meios - de modo a criar condições para comprar a preço da chuva e para vender caro mais tarde, ou simplesmente para fins estratégico-políticos.

Como parece ser o caso deste Patrick Drahi que, sabe-se agora, anda a preparar um grande grupo mediático judeu na Europa, que possa abarcar novos setores  da opinião pública mundial.

Como é que uma empresa que cresceu tanto, e deu sempre altos lucros, pôde ser vendida apenas pelo valor que tinha a sua própria participação na Vivo, poucos anos antes? Absurdo.

Outra explicação - não contraditória, mas complementar - é de natureza estratégico-política. Além do projeto duma Aljazira euro-israelita, poderá haver aqui 
uma "mão comprida" nas telecomunicações em Portugal e no Brasil (conferir link abaixo do novo cabo para  a Europa).


UM SISTEMA MINADO POR PODERES OCULTOS

Todos estes negócios não seriam possíveis sem o apoio de poderosos bancos. Já chego lá...

Mas para os propagandistas do 'mercado', o capitalismo funciona todo ele a azul e rosa: um mundo perfeito onde só contam as capacidades individuais e a competência - eis uma fábula em grande estilo.
Apenas propaganda grosseira.

A realidade grave é a dos poderes ocultos que desgovernam o mundo, fazendo e desfazendo conglomerados e países a seu belprazer, como se constata agora mesmo, vendo as notícias do dia! Poderes com uma agenda própria.

E o famoso mercado, não existe?  Existe. Só que é manipulado com toda a facilidade por tão grandes poderes. Eles podem até jogar dentro das regras. Mas quando não lhes convém alteram-as e o jogo passa para baixo do pano...

Para grupos com mais dinheiro que a maioria dos países - caso da Goldman Sachs ou da Carlyle, por exemplo - tudo é possível. Quem duvida?

LINKS IMPORTANTES PARA PREENCHER O PUZZLE

Finalizo com alguns links onde se podem conferir os dados e hipóteses enunciados.

A - Interesse em dominar a PT para interferir nas comunicações brasileiras (não sendo de excluir que a OI esteja incluída no pacote, uma vez que a PT detém 23% da OI e é o maior acionista)



B - Comprovativo de que a PT valia muito mais que os 7,4 mil milhões de euros por que foi vendida, uma notícia de 2006:


C - As historietas dos que fabricam (literalmente) a imagem dos testas de ferro, pintando-os como grandes empresários milagreiros, que sobem a pulso por mérito pessoal e a partir "dum pequeno negócio":


D - A realidade é bem diferente. Patrick Drahi deu o salto após se ter juntado ao suspeitissimo grupo Carlyle:


E - E o que é a Carlyle? Aqui vai um pequeno "cheirinho":


Ou o poder financeiro da Carlyle na Ásia. Terá sido por isso que Drahi, na altura dono duma pequena consultora europeia, conseguiu o contrato da instalação da fibra ótica em Pequim (que o lançou no mundo da alta finança)? - é apenas uma pista.
http://exame.abril.com.br/.../carlyle-levanta-us-3-9-bi...


F - E quem financia de facto? Várias notícias apontam o alto endividamento do grupo Altice. Sempre expandindo, porém, com novas e vertiginosas aquisições .

Aqui se vê quem o financia. A notícia diz que "ele escolheu o banco". 
Não será o contrário? 
Testas de ferro não escolhem, são escolhidos.
Será?

G - A omnipresente Goldman Sachs. Interessante saber quem a dirige, no caso, o próprio presidente. NOTA: Talvez mais interessante que os conteúdos, de duvidosa fiabilidade, da Wikipedia, seja no final de cada artigo, a tabela das relações e categorias.



Nota

Um pouco à margem do tema, é interessante notar que, segundo a Wikipedia:

"Goldman Sachs esteve envolvido na origem da crise financeira da Grécia, pois ajudou a esconder o déficit das contas do governo conservador de Kostas Karamanlis. Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu, era vice-presidente do Goldman Sachs para Europa, com funções executivas, durante o período em que se realizou a ocultação do déficit"

Como se vê, tudo boa gente, nada manipuladora. Nem sabem o que isso é...

A competência, o empenhamento, e o espírito empreendedor é que contam”. - Boa piada...









Sem comentários:

Enviar um comentário